quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Prêmio EmbalagemMarca - Grandes Cases de Embalagem III

Agora, iremos publicar o último post sobre os grandes cases de embalagem do ano de 2010.


Usuário: Hidracor/ Fornecedores:Bomix; Quattor;Technopack
A Hidrocor resolveu encarar um antigo desafio da empresa: utilizar baldes plásticos de 18 litros para tintas imobiliárias e para isso teve que superar alguns desafios técnicos como: O histórico de quebras e vazamentos de baldes plásticos usados nesse segmento. O apelo visual inferior ao das latas. Design arredondado, o único possível, com desvantagens logísticas frente às latas, geralmente quadradas.
Foi desenvolvido um balde de polipropileno heterofásico plástico de alta resistência a quedas e ao empilhamento. O recipiente tem formato trapezoidal e fechamento perfeito. O formato propicia melhor exposição e ganho de espaço no PDV. O uso do consumidor é facilitado por permitir que o rolo de pincel entre inteiro na embalagem.


Usuário: Pão de Açúcar/ Fornecedores: Rosset Artes Gráficas

Manter o frango Assado crocante e saboroso, sempre foi um problema para os fornecedores desse produto, pois o balcão para manter o frango é inapropriado para a embalagem que era utilizada.
Por isso, o Pão de Açúcar queria desenvolver uma embalagem que resistisse a temperatura desses balcões.Com um engenhoso trabalho de corte e vinco, as bandejas para frango do Grupo Pão de Açúcar, depois de montadas e coladas, impedem vazamento de líquidos.


Usuário: Coca- Cola/ Fornecedores: Owens-Illinois
A Coca - Cola queria reduzir o peso da garrafa retornável Countour de 290 mL, principal embalagem de vidro da marca. Conseguiu isso garantindo a funcionalidade do recipiente, sem que houvesse perda da qualidade e no desempenho em linha. A solução consistiu no redesign da garrafa, com a redução de suas dimensões, porém sem alterar a capacidade volumétrica e mantendo as linhas básicas do shape original.A nova garrafa é 3 centímetros mais baixa e 100 gramas mais leve. Com essas reduções, houve ganho na estocagem, no frete e no custo das caixas plásticas de transporte, que também ficaram mais baixas e mais leves.


Usuário: Rogama Indústria e Comércio/ Fornecedores: Bom Pack; Gráfica Rosset; Inapel; Mais Design; Masipack
A Rogama e uma tradicional fabricante de domissanitários para uso profissional, e decidiu modernizar suas embalagens para diferenciá-las da linha voltada para o varejo.Foi dada ênfase aos itens Mata Barata e Mata Formiga, inicialmente foi criada a marca Home Ozz para a linha e dois nomes de produtos: respectivamente Baratofim e Formigama. A embalagem para acomodar a seringa é um berço de moldado pelo processo vacuum forming e a embalagem secundária é um BOPP metalizado.



Usuário:Coca-Cola/ Fornecedores: Crown Tampas
O Powerade já era comercializado pela Coca-Cola em vários outros países, então foi trazido para o Brasil.A embalagem foi desenhada para facilitar o manuseio durante a prática de esportes. A garrafa é PET de 500 mL e rótulo termoencolhível como medidor.
O diferencial dessa embalagem fica por conta da tampa, a primeira esportiva do país, que apresenta em um só sistema de fechamento: abertura flip-top com mais de 180º, válvula de fluxo e duplo sistema antiviolação.
A tampa pode ser aberta ou fechada com apenas uma das mãos.


Usuário:BomBril/ Fornecedores: Moltec
A BomBril queria, sem alterar a identidade original,modificar o sistema de tampas push pull da linha de detergentes Limpol de modo que trouxesse redução de custos e ganho de produtividade. Graças ao desenvolvimento de um novo molde, de alta tecnologia, com 96 cavidades, o ciclo de produção foi reduzido em 30%, ou seja de 10 para 7 segundos.
Apesar de ser visivelmente igual à anterior, a tampa atual é 10% mais leve.


Usuário:Ourofino Saúde Animal/ Fornecedores: Gensys; Packmold;Interpack
Na reformulação do frasco com dosador do seu produto Colosso, a Ourofino tinha como objetivo melhorar a funcionalidade da embalagem e facilitar a sua utilização pelo consumidor.
Para evitar aberturas acidentais, a Ourofino adotou um batoque sem rosca e um selo de indução na boca de enchimento.Além disso, foi criado um desnível entre os gargalos para que o produto não escorresse quando a embalagem fosse enclinada.O canal de dosagem foi colocado na parte lateral.E para que a embalagem não escape das mãos quando utilizada em movimento,agregou-se a ela uma alça com ranhuras.


Usuário: Basf (Tintas Suvinil)/ Fornecedores: Brasilata; CSN
Uma queixa frequente do usuários de tintas imobiliárias e de massa corrida refere-se as perdas devido à retenção do produto nas bordas das latas. A solução veio com uma lata de aço expandida, com a mesma conveniência oferecida pelas tradicionais. Com a eliminação das bordas, a embalagem reduz desperdicíos. E seu formato cônico a diferencia no PDV.


Usuário:Bazzar/ Fornecedores: Hi Design; Wheaton Brasil; Metalgráfica Rojek
Com limitações orçamentárias, a Bazzar queria substituir os potes standard de vidro de 450 mL, para embalagens de 250 mL, também de vidro e formato padrão, mas que pudessem transmitir a imagem de produto exclusivo e com alto valor agregado. Como não encontraram essas características no mercado, tiveram que procurar embalagens de vidro personalizadas, e com muita criativida, o objetivo foi alcançado sem estourar o orçamento.O design exclusivo, a logomarca em relevo, os rótulos aplicados somente no gargalo e a transparência do vidro, que permite a visualização do produto. As vendas foram tão grandes, que a empresa aumentou a linah de molhos de 5 sabores para 8, e os lucros foram revertidos para a construção de uma nova fábrica.

Caixa de Exportação:
Usuário:Ferpack/ Fornecedores: Embalagens Bandeirantes
Ante o crescimento de restrições a embalagens de trasnporte de peças automotivas, a Ferpack substituiu por caixas de papel ondulado os recipientes de madeira que utilizava.
A caixa, com largura de 50 centímetros, comprimento de 1,40 e altura de 460 centímetros é acoplada a um palete também de papelão ondulado. Ambos são extremamente reforçados e suportam adversidades climáticas e umidade.
Houve redução de 50% no custo da embalagem, aumentando a competição com o mercado internacional, com o aliviamento houve queda também do custo dos fretes.


Fonte: Site da EmbalagemMarca

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