terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia da Árvore

Hoje, dia 21 de setembro, é o Dia da Árvore,a escolha desta data se dá por causa da proximidade do dia com a chegada da primavera, no dia 23 de setembro. Mas, antes da instituição dessa data, acontecia em março a Festa Anual das Árvores, instituída em 1965 pelo presidente Castello Branco.


Ipê amarelo, árvore símbolo do Brasil

Em homenagem ao Dia da Árvore, mostr, mostraremos uma embalagem muito bacana e sustentável. Paul Stamets, micologista americano, inventou uma embalagem que depois de usada, pode ser rasgada e plantada.


"The Life Box"

A caixa é feita de papelão, fibra de papel reciclado, e em seu interior tem esporos e sementes misturadas a fibra. Assim que terminar o uso, é só rasgar a caixa, plantar e regar normalmente.
Na fibra de papel, são incluídas sementes de árvores, que depois de pulverizadas por esporos de fungosmicrorrízicos, que associam-se as raízes das plantas, porém sem prejudicá-las. Os fungos protegem as mudas jovens, fazendo com que crscem suadáveis.

A "The life box", o nome da invenção, só está a venda nos EUA e no Candá, pois a semesntes presentes nas embalagens já produzidas só tem sementes de árvores típicas desses países. Mas, os estudos para a produção dessas embalagens com sementes de árvores nativas de outros países já estão em andamento.



Esporos e sementes misturadas as fibras do papelão

Fonte: Portal Exame - Site
Brasil Escola - Site

Nenhum comentário:

Postar um comentário