quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O sucesso do design brasileiro

O IDEA Awards 2010, considerado o Oscar do design mundial, divulgou recentemente seus vencedores e para nosso orgulho, 9 deles são brasileiros.
Todos os brasileiros concorreram na edição norte americana ao participar na edição norte americana ao particpar exclusivamente do IDEA/Brasil, promovido pela Objeto Brasil, que tem entre seus parceiros a Revista Claúdia, da Editora Abril e a Apex - Brasil, além do Sebrae.
Veja os ganhadores brasileiros:
OURO:



Lançamento da Lata do Guaraná Jesus - Categoria: Estratégia de Design - Vencedor: Dia Comunicação


Museu do Futebol - Categoria: Ambientes - Vencedor: Jair de Souza Design


Gráfica Urbana para o Bairro do Bixiga - Categoria: Ambientes - Vencedor: Padovano Arquitetura em Rede Ltda.


Cesto Trama - Categoria: Casa - Vencedor: Bertussi Design

Prata:


Linna Armechair - Categoria: Casa - Vencedor: Bertussi Design Linna Armechair - Jader Almeida (Jader Almeida Design & Architeture)


Maçaneta Easy Lock - Categoria: Casa- Vencedor: Nó Design

Bronze:


Mesa Demoiselle - Categoria: Casa - Vencedor: Oré Brasil Mobiliário em Bambu


Relex Pack - Categoria: Lazer e Recreação - Vencedor: Oz Design e Atelier Marko Brojovic


Cadeado de Moto - Categoria: Transportes - Vencedor: Group Design Words

Como este é um blog sobre embalagens, falaremos um pouco sobre a história do Guaraná Jesus.
O Guaraná Jesus é maranhanse e é conhecido pela sua inconfundível cor rosa, foi criado em 1920, por acidente pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, enquanto tentava sintetizar um remédio que acabou dando errado, mas virou o refrigerante sucesso do Maranhão.
O sucesso do guaraná é tão estrondoso que os guias turistícos o utilizam como atrativos para trazer mais visitantes. É comum turistas levarem estoque para seus países e cidades.
Em 2001, o Grupo Coca-Cola adquiriu o Guaraná Jesus. Em 2008, deu-se início um projeto de reformulação das latinhas, o que representava um grande desafio, pois reformulações podem ser perigosas.Então, optaram pela interatividade do público na escolha, foram feitas 3 designs de latinhas, e abriram votação para o público através de sms e no site.
A lata escolhida é inspirada em azulejos coloniais portugueses de São Luís. Desde a reformulação das latas, as vendas cresceram 17%.
Com a compra dos direitos do refrigerante, há uma possibilidade da Coca-Cola levá-lo para os outros estados.



Fonte: Site do Portal Exame
Site Profissional Publish

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