sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Prêmio Embalagem Marca - Grandes Cases de Embalagem I

No dia 6 de setembro, foi realizado no Espaço Fecomercio, São Paulo a cerimônia de premiação do Prêmio EmbalagemMarca - Grandes Cases de Embalagem.
O prêmio consiste em avaliar as embalagens de todos os ângulos, como os benefícios que propícia ao fabricante, á indústria usuária, ao consumidor final e ao ambiente antes da fabricação, durante o uso e o descarte.
Mostraremos aqui a 1ª parte dos prêmios.

Vamos aos premiados:



Usuário: Pfizer / Fornecedores Citados: 3D Modeling; Engratech; Paulo Vischi
A Pfizer buscava uma embalagem secundária para armazenar a vacina para o controle parasitário bovino que protegesse o frasco de vidro em que o produto é acondicionado.
Foi desenvolvido um equipamento especial para o desenvolvimento do inserto na saída do molde. Ao eliminar o processo de injeção, reduziu-se o tempo de fabricação de ferramental e o uso de mão de obra.


Usuário: Johnson & Johnson / Fornecedores: Rigesa; Emibra
Frequentemente, a Johnson & Johnson era orientada a rever seus processos de produção do cartucho do Band-aid.A solução encontrada foi a modificação da profundidade do cartucho de 36,5 milímetros para 30,5 milímetros. Os "vincos" da embalagem formam pézinhos que dão sustentabilidade da embalagem na prateleira. Com as mudanças adotadas, 80 toneladas de materiais foram economizados. Como o baind-aid produzido aqui, é enviado para os EUA e Canadá, com a redução do cartucho foram necessários 3.228 paletes a menos para trasnporte e foram economizados US$600 mil dólares com a redução de custos com a embalagem, frete, estocagem e esterilização.


Usuário: Biotropic Cosméticos / Fornecedores: Frascomar; VY2; Qualinjet
Com o lançamento do filme "Shrek Para Sempre", a Biotropic lançou a linha de shampoos e condicionadores Shrek em rótulos termoencolhíveis.O maior desafio dessa embalagem foi o tamanho das orelhas da embalagem.


Usuário: O Boticário/ Fornecedores:Lumen Design; Plasticase; Antilhas; AB Plast; APTAR; Impacta; Tritec; Ipel; GlobalPack
Em 2008,O Boticário lançou a linha Fun Ice Cream, para mulheres que gostam de ser vaidosas, mas que queriam fazer isso de um jeito irreverente, o sucesso foi imediato, mas a linha era limitada. A venda total foi de 342 mil unidades. Depois disso, a marca queria repetir a estratégia de uma edição limitada recheada de irreverência, estudou muitos cases até chegar a Linha Fun Milk que representa uma inovação significativa no plano conceitual, porque a linguagem ousada e irreverente de suas embalagens foge totalmente da sobriedade tipíca dessa categoria de produtos, quebrando paradigmas arraigados na estética de cosméticos. A linha teve uma venda de 382 mil unidades.


Usuário:Biotropic Cosméticos/ Fornecedores: VY2; Ycar Artes Gráficas; Zeviplast
A linha anterior da Hot Wheels já estava batida e não chamava mais a atenção das crianças, seu público-alvo. Então foi necessário uma reformulação da embalagem. Foi desenvolvido um brinquedo em formato de carrinhos, atrativos aos meninos, com rótulo termoencolhível.


Usuário: Aerojet/ Fornecedores: CCL Lablel; Impact
A Linha Aspa Glitter para cabelos, era comercializada em latas de aerossol litografadas, com etiqueta na tampa para identificação das cores disponíveis. Esse tipo de embalagem dificultava a visualização das cores.
Com a reformulção, as latas passaram a receber rótulos auto adesivos impressos em offset sobre BOPP transparente. Para atrair a atenção das consumidoras, a arte foi toda trabalhada no brilho, deixando a emabalgem atraente, bonita e de fácil identificação.


Usuário: Glasurit (Basf)/ Fornecedores: Embalagens Flexíveis Diadema; Matriz Escritório de Desenho; Tradbor; Terphane; Sun Chemical
A Basf queria uma forma de colocar sua tinta no nicho de pequenos volumes com um preço competitivo e foi com o Stand Up Pouche que ela encontrou a solução. Essa embalagem é inédita no mercado de tintas e viabilizou o projeto de lanças 24 cores de tintas em embalagens de 1 litro.


Usuário:Ducoco Alimentos/ Fornecedores: Vitopel

A Ducoco estava com problemas para formar o sachê que envolve a gelatina e selá-lo, pois em contato com o pó, o plástico furava. A embalagem que formava o sachê era laminada, e para solucionar o problema a parte laminada foi subatituída por propileno, que resolveu o problema dos furos.


Usuário: L'Óreal Brasil/ Fornecedores: Alpla; Milliken; Quattor; Clariant
A L´'Óreal decidiu ampliar o portfólio da linha Garnier, com o lançamento do shampoo Fructis óleo Reparação 300 mL. As exigências para o frasco eram brilho e transparência, por isso o projeto inicial previa a produção das embalagens em PET, eplo processo ISBM. Mas, por esse processo, o prazo não seria cumprido e o orçamento seria ultrapassado. E lançar o shampoo em PET, exigiria um novo molde, já que os outros produtos da linha são acondicionados em embalagens de propileno. Pelo pouco tempo disponível,a L'Óreal decidiu utilizar uma resina de PP ultra-clarificada.


Fonte: Site da EmbalagemMarca

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