terça-feira, 17 de agosto de 2010

O que é CMYK?

CMYK é a sigla para o sistema de cores formado por Cian (Cyan), Magenta(Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (BlacK).Na sigla, a cor preta é representada pela letra K, de Key, chave em inglês, pois antigamente a chapa que continha a cor preta era chamada de "Key Plate" - "Chapa Chave", pois era geralmente a chapa com maiores detalhes artistícos ou "informações chave". Outra explicação para o uso da letra K, é o fato de preto em inglês começar com a letra B e isso poderia causar confusão com o acrônimo RGB(Red, Green, Black).
O sistema de cores CMYK é usado na impressão em cores com tinta ocultando certas cores quando impresso em um fundo branco (ou seja, há absorção da sondas de luz particulares). Este modelo chama-se subrativo (pois, a tinta subtrai a luminosidade do branco), a combinação das quatro cores podem reproduzir toda a principal gama de cores do espectro visível, porém nem todas as cores existentes no mundo.
A indústria gráfica é a que melhor e mais usa o CMYK, que para este segmento é baseado na mistura de tintas sobre o papel. E para os sistemas de computadores, o CMYK é uma variação de RGB.
A cor preta pode ser usada a partir da mistura de outros três pigmentos, mas é um preto insatisfatório. E como a pigmentação do negro é a mais barata de todas, então é mais em conta do que utilizar 100% de cada uma das outras três cores. Além disso, se utilizam o preto da mistura a secagem é difícile pode danificar o papel.

As misturas de cores do padrão CMYK:
Magenta + Amarelo = Vermelho
Magenta + Ciano = Azul
Ciano + Amarelo = Verde
Magenta + Ciano + Amarelo = Preto (insatisfatório)


Sistema de Cores CMYK -Cyan,Magenta,Yellow and Key

Nenhum comentário:

Postar um comentário