quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O que é Pantone?

Pantone é uma escala de cores conhecida mundialmente, mas o que poucas pessoas sabem é que Pantone não é uma marca e sim uma empresa, Pantone Inc. fundada em 1962 por Laurence Herbert, inicialmente fabricavam cartões cartão de cores para a indústria de cosméticos. Hoje a empresa, uma multinacional, está sediada em Carlstadt, New Jersey.
O padrão de impressão para a grande parte dos materiais é o CMYK (Cian, Magenta, Amarelo, Preto),e a escala Pantone permite a criação de novas cores através de misturas específicas,além de impressão em cores especiais, como metalizadas e fluorescentes.
Mas, a pergunta que permeia a mente de todos, porque a Pantone ficou tão conhecida? A resposta é simples, lá pelos anos 40 do século passado a Pantone desenvolveu um sistema numérico para se referir a cada cor. Hoje em dia, isso é tão comum para nós, que não conseguimos imaginar que na época em que isso foi lançado, foi praticamente uma revolução.
Mas porque? Porque antes dessa invenção, a referência a cores era um tanto quanto subjetiva, como por exemplo "amarelo deserto" ou "marrom amêndoa" e outras referÊncias do tipo e com o sistema numérico, houve uma padronização, ficou mais fácil falar com alguém do Japão , por exemplo, sobre uma cor e ser entendido.
A maioria das cores do sistema Pantone estão além da gama de cores do CMYK, e as que podem ser "copiadas" pela quadricromia são marcadas como tais nos guias.
Uma inovação da Pantone, além de todas essas já citadas, são os guias de cores, que são portáteis e extremamente úteis. A Pantone INC. recomenda que os guias sejam atualizados anualmente, pois algumas cores sofrem desgaste.

Na galeria de fotos a seguir, mostraremos o Guia Pantone e alguns produtos que foram criados seguindo a lógica dessa empresa, a inovação e as suas cores:




Guia de cores Pantone

Anunciada pela Pantone como cor de 2010 - Pantone 15 - 5519 Turquoise

Poltrona Pantone

Arco íris - Ação de Promoção do Guia de cores Pantone

Suco Pantone - Criação gráfica de Danny Halvoisan - Não é comercializado

Banquinho Pantone

Telefone Celular - Produção Softbank

Pen drive - Pantone Mug - Capacidade 512 MB ou 4GB

Aplicativo Iphone desenvolvido pela Pantone

Carteira - Pantone Universe Big Purse

Xícara - Para você comparar a sua cor de café

Bolsas - Pantone Universe Book Bag

Bottons - Criação do Estúdio Effektive - Não é comercializado

Escada Pantone - Essa escada está localizada no Studio de Design Tamotsu Yagi, São Fransciscou

Nenhum comentário:

Postar um comentário