segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O processo de impressão do Sleeve

O processo de aplicação do sleeve, para alguns pode parecer que é complicado. Então, vamos tentar através deste post desmistificar um pouco do processo.
Primeiro sempre há aquela pergunta: será que posso aplicar o sleeve no meu produto? Sim, os produtos que mais usam são: cosméticos, alimentos e bebidas, produtos de limpeza, produtos para automóveis e medicamentos. Mas, nada impede de que outros produtos comecem a aplicar, além do mais é tendência, muitos produtos fora desses segmentos já estão usando, como por exemplo, canetas para quadro negro. A embalagem utilizada não é percebida, mas, sim é sleeve.
Agora vamos explicar o processo de aplicação dos rótulos termo encolhíveis:
• A arte é o início de tudo, todo produto precisa de uma marca forte e facilmente identificável no PDV e que corresponda ao público alvo que deseja alcançar.
• O próximo passo é a confecção dos clichês. O que são clichês?
A flexografia com impressão direta é caracterizada pelo emprego de uma fôrma relevo gráfica (clichê) e resiliente.
Antigamente, as fôrmas eram de borracha e entalhadas manualmente. Mas, a Dupont, empresa multinacional criou o fotopolímero (material líquido, sensível á luz que irá receber uma imagem através da exposição a raios ultravioletas), cujo nome comercial é Cyrel®. Depois disso, a flexografia passou por uma revolução: chapas com maior durabilidade (no mínimo Um milhão de impressões), precisão e qualidade.
Na Castellana, nós trabalhamos somente com as melhores clicherias, pois só elas podem desenvolver clichês de alta qualidade.
• Depois do clichê, a o próximo item a ser definido é a tinta. A tinta utilizada em flexografia é líquida e pode ser utilizada como agente de cor, corante ou pigmento. A tinta é depositada no substrato, que é o material de base. A tinta é depositada e sua superfície por meio de impressão. O substrato pode ser:
PVC balão: Retrai até 50% do seu tamanho original.
PVC plano
PVC plano de alta concentração: Retrai até 63% do seu tamanho original.
PET: Sua retração é de até 78%.
Depois de decididas todas essas etapas, a impressão pode começar. O tipo de impressão utilizado para sleeve é a Flexografia. O que é isso?
É um método de impressão rotativa direta, por meio de chapas de impressão resilientes com imagens em alto relevo, fixada a cilindros de vários comprimentos de repetição, ás quais são aplicadas as tintas por um rolo de metal gravado.
O sistema de impressão direto acontece através da transferência de tinta da superfície do substrato, sem que essa tinta passe por outras etapas ante de atingir o substrato (como acontece na impressão do off-set , tipo de impressão utilizado para jornais).
Depois de impresso, os rótulos vão para a máquina de corte, mas se os clientes desejarem poderemos enviar os rótulos em bobinas.
Nós não encolhemos o sleeve, mas existem empresas especializadas e de ótima qualidade de encolhimento.
Esse é o processo de impressão, é simples, mas trabalhoso, para que posso sair um trabalho bem feito e que fique muito bonito na embalagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário