terça-feira, 31 de agosto de 2010

Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira

Todos os anos, a ABRE (Associação Brasileira de Embalagens) promove o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento do mercado das embalagens, além de conscientizar a sociedade sobre a enorme importância das embalagens.
Os vencedores do Prêmio ABRE terão suas embalagens expostas nas principais feiras mundiais e poderão concorrer ao World Star, prêmio organizado pela Organização Mundial de Embalagens - WPO.
O concurso possui, ao todo, seis módulos:
-Embalagem
-Design Gráfico
-Design Estrutural
-Tecnologia de materiais, conversão e impressão
-Marketing
-Especial

Agora que já foi explicado o prêmio, vamos aos grandes vencedores:
Embalagem Alimentos Doces
Ovos de Páscoa Cacau da Amazônia
Vencedor: Chocolates Garoto

O objetivo da Garoto era apresentar um ovo de páscoa nobre, com massa feita a partir do cacau originado na Bacia Amazônica.
E o desafio para a embalagem era desenvolver um blister que pudesse ser incorporado no cartucho permitindo a visualização do conteúdo, formando um conjunto atraente e harmonioso.
E o resultado foi o melhor possível, todo o volume produzido foi comercializado.

Embalagens de Alimentos Salgados
Óleos Especiais Salada
Vencedor:Bunge

A Bunge Alimentos tinha como objetivo a revitalização da marca sem perder a confiança dos consumidores e a tradição do óleo.
A diferenciação das embalagens se dá pelo formato ergonômico, pela cintura mais delgada e com ranhuras, combinadas com deslocamento do centro de gravidade, facilitando a "pegada" e aplicação.
Como resultado, as vendas tiveram aumentos consideráveis,além da participação da marca no setor de óleos especiais.

Embalagens de Bebidas Não-Alcoólicas
Linha Fast
Vencedor: Nestlé Brasil

O objetivo da Nestlé era inovar no mercado de bebidas líquidas, com uma embalagem atrativa e moderna para seu público-alvo, jovem-adulto.
O maior desafio foi adaptar 3 formatos de garrafas a uma única pré-forma e o ajuste da linha de ênvase para os 3 produtos.
Nós, do Blog da Castellana já falamos da Linha Fast, que você pode conferir nesse link.
O rótulo é um termoencolhível de altíssima qualidade.
A nestlé conseguiu alcançar seus objetivos e teve a aceitação de seu público-alvo.

Embalagem de Bebidas Alcoólicas
Pack Chivas
Vencedor: HUB Brasil

O objetivo da HUB Brasil era desenvolver uma embalagem para o Dia dos pais, mas que respeitasse a relação já consolidade entre clientes e a marca.
O diferencial da embalagem é a sua nobreza que conversa diretamente com o histórico da marca.
O resultado foi a comercialização de 100% dos produtos fabricados e por esse motivo a marca teve que reeditar sua embalagem para o natal.

Embalagem de Higiene e Beleza
Cartucho Expositor para aparelho aromatizante e refil
Vencedor: Innovapack Embalagens

O objetivo era desenvolver um cartucho expositor com forte apelo visual.
Os diferenciais da embalagem são o cartucho triplex 375mg/m2, 5x0 cores + verniz base água, e facilidade para montagem manual.
A embalagem conseguiu atingir seus objetivos e lançou uma forma nova de expor kits para higienização.

Embalagem de Cosméticos e Cuidados Pessoais
Nova Linha Natura Chronos
Vencedor: Natura

O objetivo da Natura é atingir um acabamento premium.
Os desafios eram: reduzir as marcas do processo de fabricação do vidro, atingir acabamento premium com alto brilho e transparÊncia, além de aplicar decoração de longa duração que resistisse aos impactos proporcionados pela perenidade da embalagem.
E como resultado a Natura obteve os principais requisitos e foram alcançados os padrões internacionais.

Embalagem de Perfumes
Thaty Princess
Vencedor: Komm:: Design Strategy

O objetivo do o Boticário, era no aniversário de 25 anos da fragância Thaty fazer uma revitalização da marca e reposicioná-la em seu portfólio.
O desafio era a criação de uma nova fragância chamada de Thaty Princess.
O resultado não poderia ser melhor, desde seu lançamento tornou-se item de colecionador.

Embalagem de Food Service, Delivery e Take Way

Coberturas em pedaços Alispec
Vencedor: PH2 Full Criativity

O objetivo era o desenvolvimento de uma nova linha de embalagens para a cobertura Alispec para a valorização do produto.
O que diferencia essas embalagens dos concorrentes é a fácil identificação da família,fácil utilização, conservação por meio do sistema abre e fecha "zip" e ressalta a qualidade do produto.
A embalagem facilitou a introdução do produto no mercado com o valor de agregação.

Embalagem de Produtos no Geral
Cápsula Ecotrack
Vencedor: Védat
O objetivo era buscar uma ideia inovadora para a necessidade de otimizar o armazenamento e display dos produtos na loja.
Os difrenciais são: Pode ser usada como contêiner de roupas e acessórios esportivos, desempenhando várias funções como: estoque, display e embalagem de produtos.
Essa solução tem funcionado bem, pois diminui o tempo de acesso ao estoque.

Embalagem de Família de Produtos
Família Alpino
Vencedor:Future Brand BC&H


O objetivo era trazer inovações para a marca Alpino, que está tentando estabelcer-se como premium.
Os desafios eram: desenvolver embalagens para o segmento gifting com formas, estruturas de materiais,sistema de impressão distintos que garantissem um padrão único de identidade nas cores da embalagem, com um excelente impacto visual no PDV, ressaltando a nobreza do produto.
E o resultado é que com a variedade de produtos e tamanhos, o cliente tem a chance de escolher o melhor produto para o momento.

Embalagem de MPE's (Micro e Pequenas Empresas)
Linha Apotecaria
Vencedor: Entre Gestão& Design

O objetivo era eliminar a necessidade de sacolas plásticas para o transporte dos cosméticos.
O desafio era a comunicação da simplicidade e eficiência de formas seculares com traços contemporâneos.
O resultado foi a introdução da marca em hotéis e resorts.

Embalagem Promocional
Pack Chivas
Vencedor: HUB Brasil

O objetivo da HUB Brasil era desenvolver uma embalagem para o Dia dos pais, mas que respeitasse a relação já consolidade entre clientes e a marca.
O diferencial da embalagem é a sua nobreza que conversa diretamente com o histórico da marca.
O resultado foi a comercialização de 100% dos produtos fabricados e por esse motivo a marca teve que reeditar sua embalagem para o natal.

Sustentabilidade
Ciclo Verde Taeq
Vencedor: Grupo Pão de Açúcar

Esse foi um projeto inovador, pois aproveitou a estrutura de coleta seletiva do Grupo Pão de Açúcar para implementar o conceito de logística reversa nas embalagens cartonadas dos Produtos Taeq com embalagens em papel cartão reciclados.
Os desafios foram: reunir empresas pertencentes ao ciclo de manufatura de produtos e embalagens que, somados as cooperativas de coleta seletiva, desenvolveram um sistema de coleta rastreada fazendo com que a matéria prima coletada seja reutilizada na produção de um cartão exclusivo que se transforma em umja embalagem Taeq.
O resultado foi um projeto inovador que destina cerca de 30 toneladas de embalagens celulósicas pós-consumo ao mÊs coletadas pelas cooperativas ao Programa.

Esses foram os grandes vencedores do módulo Embalagem, ao decorrer da semana nós apresentaremos os vencedores dos outros módulos.

Fonte: Site da ABRE

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