sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A história da embalagem

Todos sabem que os produtos devem ter embalagens bonitas, chamativas, sedutoras e tem que ser bem diferentes dos produtos concorrentes, para que atraia os olhares dos clientes no PDV.
Segundo o livro "História da Embalagem no Brasil" as primeiras embalagens utilizadas no país eram os cestos, os samburás e os balaios criados pelos índios para transportar seus produtos. O vidro foi produzido pela primeira vez no Brasil em 1637 com a invasão holandesa no Recife, onde quatro mestres vidreiros trazidos pelo príncipe Maurício de Nassau montaram uma oficina.
Em 1808, com a chegada da família Real portuguesa e a abertura dos portos para as nações amigas, que teve início em terras brasileiras a fabricação de embalagens. Em 1810, em Salvador foi fundada uma fábrica de garrafas e garrafões, mas a produção de embalagens só foi acontecer em grande escala com a exportação de açúcar(caixa de madeira), mate(barricas) e café (sacos de juta). No final do século XIX, surgiram as primeiras latas para embalar carne e banha produzidas por frigoríficos, os vidros para medicamentos e perfumes, o papel para cigarros e o papelão para todos os tipos de caixa e cartuchos.
Mas, foi só no Governo Collor, que percebeu-se que o desenho das embalagens estrangeiras eram mais atrativas e portanto, vendiam mais.
As embalagens atuam como "vendedoras", pois nem todos os produtos expostos tem campanhas publicitárias na mídia.
Foi assim, que percebeu-se a importância do profissional de design de embalagens e começaram os investimentos em cursos, especializações, entregas de prêmios para incentivar a melhora dia-a-dia das embalagens. Atualmente, o número de profissionais nesse ramo é enorme.
Abaixo, uma galeria de algumas embalagens criativas e bonitas.


Perfume Seducce Água de Cheiro

Lata de Leite Ninho 1,1 Kg - Rendeu prêmio para a agência que desenvolveu a embalagem.

Absolut Vodka - Com o slogan "Every night is a masquerade" aumentou em 15% suas vendas.

Embalagem de Coca Cola - Especial de Natal - Embalagem com Rótulo Termoencolhível

Molhos Epicuro - Rendeu um prêmio para a agência que desenvolveu sua embalagem, Packaging Brands. Embalagem com Rótulo Termoencolhível

Nenhum comentário:

Postar um comentário